Conheça as etapas que podem transformar momentos em verdadeiras experiências de aprendizagem

Na LEADedu, consideramos Experiência de Aprendizagem uma vivência cognitiva e/ou emocional pela qual uma pessoa pode passar a qualquer momento — dentro ou fora do contexto de trabalho, de forma mais ou menos estruturada. É importante ressaltar que o aprendizado só acontece se essa ocasião for intencionalmente planejada e experienciada com o objetivo de aprender. Ou seja: um treinamento, palestra, videoconferência, reunião, conversa pode — ou não — ser uma experiência de aprendizagem. Vai depender de como ela for desenhada e executada e, principalmente, da consciência e do desejo das pessoas de fazerem isso acontecer.

Com esse conceito como base, apresentamos a você a nossa ULX (User Learning Experience ou Experiência de Aprendizagem do Usuário), um desenho de quatro estágios que podem transformar um ou mais momentos combinados em verdadeiras experiências de aprendizagem. Eles foram consolidados pela LEADedu a partir da nossa experiência de anos acompanhando as transformações e os desafios do mercado de Educação Corporativa nacional e internacional e estão suportados por teorias e achados científicos consistentes na área da Educação, Design e Saúde.

Ao viverem as etapas de Inquietações, Insights, Iniciativas e Impactos, em menor ou maior profundidade, de acordo com os objetivos que desejam atingir, as pessoas podem construir o seu próprio processo de aprendizagem, em qualquer tema, assunto, técnica ou ferramenta.

Conheça um pouco mais sobre cada uma a seguir.

Inquietações

O ambiente corporativo está repleto de prioridades, urgências, responsabilidades, complexidade e níveis de preocupação cada vez mais acentuados. Em meio a isso, as pessoas necessitam caminhos que as apoiem na resolução de seus conflitos, busca de interesses e demais problemáticas diárias. Ou seja, soluções úteis, com aplicabilidade na vida como ela é. Portanto, o ponto de partida de qualquer experiência de aprendizagem está em tornar clara e relevante a conexão entre a realidade de quem está aprendendo e o conhecimento que está sendo abordado. O estágio de Inquietações pode acontecer através de momentos em que as pessoas se conectam com seus desafios reais (pessoais e profissionais), aspectos do cotidiano que sejam desconfortantes o suficiente para motivarem a consciência de necessidade (“acho necessário aprender”) e o desejo (“quero aprender”).

Insights

As buscas e propósitos individuais e coletivos que motivam o processo de aprendizagem são gerados no estágio de Inquietações. Porém, tudo isso precisa de combustível para se tornar desenvolvimento e é neste momento que os conceitos, ferramentas e técnicas entram em cena, como elementos geradores de insights que servem de respostas às suas Inquietações. Essas novas conexões são estimuladas em ciclos de aprendizagem que misturam experiência, reflexão, conceito e prática direcionada.

Iniciativas

Ao mesmo tempo, sabemos que um Insight precisa de atitude para se tornar ação no meio corporativo. Ou seja, além de ter ideias, é necessário pensar sobre o que pode ser feito com elas. E assim nascem as Iniciativas: a partir do cruzamento entre inquietações e insights e com foco na construção de um plano ágil para pilotar comportamentos. Isso acontece quando as pessoas transformam ideias em ações práticas a serem protagonizadas no contexto de trabalho, através de exercícios de experimentação onde a principal busca é tentar fazer algo de melhor ou diferente.

Impactos

Como a própria expressão já diz, uma “experiência de aprendizagem” tem como grande produto o “aprendizado”. Parte importante disso é o exercício de refletir e tangibilizar o impacto gerado por todo esse processo. Ao não refletir sobre os ganhos e desafios encontrados ao longo da jornada, a experiência se torna limitada. Por isso, mensurar os impactos gerados pelo movimento de aprendizagem em si mesmo, nas metas individuais e no contexto do negócio como um todo, apoia quem aprende a consolidar o valor daquilo que viveu, não só para um momento específico, mas para outras situações do cotidiano. O “tentar fazer” sempre gera ganhos, sejam eles na forma de resultados no escopo de trabalho, novas habilidades, conhecimentos a serem compartilhados e inquietações que motivarão novas experiências.

Nós da LEADedu entregamos projetos de aprendizagem inteligentes para uma variedade de casos, contextos e naturezas de clientes e públicos, que contam com esses estágios como base da experiência de aprendizagem.

Gostaria de saber mais sobre como podemos apoiar os desafios do seu negócio com essa metodologia e que temáticas temos disponíveis? Entre em contato.

Acompanhe-nos:

Site | LinkedIn | Instagram | Podcast

--

--

--

https://leadedu.com.br/

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
LEADedu

LEADedu

https://leadedu.com.br/

More from Medium

Why Is This Still Illegal? A Prescription Drug Saga

What do you know about Arc Finance?

Hello bondex elites

In Depth with Holocaust Scholar, Filmmaker and Author Joshua M. Greene — Part 2