Os principais tipos de programas de desenvolvimento e treinamento corporativo para soft skills

A aprendizagem corporativa é fundamental e estratégica para empresas que desejam evoluir e se manter relevantes por muitos anos. Em pesquisa recente, a Gartner revelou dados interessantes: enquanto a quantidade de skills necessárias para um trabalho cresce 10% ao ano outras tornam-se dispensáveis; a pesquisa aponta, inclusive, que 33% das habilidades importantes há 3 anos já não são mais necessárias. Esse exemplo mostra que a estruturação do porquê, quando e como as pessoas aprendem em uma organização é uma tarefa que fica cada dia mais desafiadora com a agilidade em que o mundo e as necessidades das empresas mudam. Diante disso, temos descoberto alguns caminhos para a criação de processos estruturados de aprendizagem.

Programas de desenvolvimento e treinamento corporativo podem estar conectados a desafios emergentes do negócio, processos de transformação cultural e/ou mudanças estruturais significativas. Independente da conexão estratégica existente, eles podem assumir quatro tipos de design de solução:

Líderes são figuras exemplo em qualquer organização e devem conduzir seus times na direção necessária para alcançar os objetivos estratégicos.

Esse tipo de treinamento empresarial pode ter de média a longa duração e tem como foco apoiar pessoas a desenvolverem habilidades de gestão e liderança para que desempenhem suas funções alinhadas à estratégia, fazendo uso das competências necessárias e aplicando na prática os atributos culturais desejados. Outro foco possível desse tipo de programa é o desenvolvimento de pessoas que estão em transição para liderança. Nesse caso, além de aperfeiçoar as habilidades que levaram essas pessoas a serem aspirantes à liderança, elas irão aprender novas soft skills importantes para o papel que em breve ocuparão.

Times são pequenos ecossistemas dentro de uma organização, que possuem desafios específicos relacionados à natureza de suas atividades e relações interpessoais resultantes delas.

Esse tipo de treinamento corporativo pode ter de média a longa duração e visa impulsionar equipes já estabelecidas através do desenvolvimento de habilidades que irão apoiar na sua performance dentro do negócio. Além disso, esse tipo de programa pode promover a construção de novas equipes, focando nesse caso primeiramente em desenvolver habilidades interpessoais para fortalecer as relações em um grupo recém-formado ou que passa por intensas transformações.

Pessoas consideradas talentos em uma organização são aquelas que normalmente apresentam alta performance, grande alinhamento cultural, alta capacidade de agregação de valor e bons conceitos em processos internos de avaliação.

Esse tipo de treinamento para empresas pode ter de média a longa duração e é focado em apoiar a aceleração de prontidão destes profissionais-chave identificados pelo negócio através do aprimoramento de habilidades de modo que consigam lidar com cenários de maior complexidade. Isso pode acontecer pelo aprendizado de uma nova competência para o desempenho de um papel profissional diferente, complementar ou sucessor ao atual.

A sensibilização em torno de um tema através de experiências de aprendizagem rápidas ou o trabalho em uma habilidade por conta de um desafio específico por meio de projetos de curta duração são estratégias de treinamento organizacional possíveis de serem adotadas para o desenvolvimento de pessoas em larga escala ou para ações imediata e pontuais.

Na LEADedu impulsionamos resultados de negócios através de projetos de aprendizagem inteligentes que atendem todos os tipos de programas de desenvolvimento e treinamento para soft skills citados nesse artigo.

Gostaria de saber mais sobre como fazemos isso na prática? Entre em contato.

Acompanhe-nos:

Site | LinkedIn | Instagram | Podcast