Os principais tipos de programas de desenvolvimento e treinamento corporativo para soft skills
A aprendizagem corporativa é fundamental e estratégica para empresas que desejam evoluir e se manter relevantes por muitos anos. Em pesquisa recente, a Gartner revelou dados interessantes: enquanto a quantidade de skills necessárias para um trabalho cresce 10% ao ano outras tornam-se dispensáveis; a pesquisa aponta, inclusive, que 33% das habilidades importantes há 3 anos já não são mais necessárias. Esse exemplo mostra que a estruturação do porquê, quando e como as pessoas aprendem em uma organização é uma tarefa que fica cada dia mais desafiadora com a agilidade em que o mundo e as necessidades das empresas mudam. Diante disso, temos descoberto alguns caminhos para a criação de processos estruturados de aprendizagem.
Programas de desenvolvimento e treinamento corporativo podem estar conectados a desafios emergentes do negócio, processos de transformação cultural e/ou mudanças estruturais significativas. Independente da conexão estratégica existente, eles podem assumir quatro tipos de design de solução:
Programas de Desenvolvimento de Lideranças
Líderes são figuras exemplo em qualquer organização e devem conduzir seus times na direção necessária para alcançar os objetivos estratégicos.
Esse tipo de treinamento empresarial pode ter de média a longa duração e tem como foco apoiar pessoas a desenvolverem habilidades de gestão e liderança para que desempenhem suas funções alinhadas à estratégia, fazendo uso das competências necessárias e aplicando na prática os atributos culturais desejados. Outro foco possível desse tipo de programa é o desenvolvimento de pessoas que estão em transição para liderança. Nesse caso, além de aperfeiçoar as habilidades que levaram essas pessoas a serem aspirantes à liderança, elas irão aprender novas soft skills importantes para o papel que em breve ocuparão.
Programas de Desenvolvimento de Equipes
Times são pequenos ecossistemas dentro de uma organização, que possuem desafios específicos relacionados à natureza de suas atividades e relações interpessoais resultantes delas.
Esse tipo de treinamento corporativo pode ter de média a longa duração e visa impulsionar equipes já estabelecidas através do desenvolvimento de habilidades que irão apoiar na sua performance dentro do negócio. Além disso, esse tipo de programa pode promover a construção de novas equipes, focando nesse caso primeiramente em desenvolver habilidades interpessoais para fortalecer as relações em um grupo recém-formado ou que passa por intensas transformações.
Programas de Desenvolvimento de Talentos
Pessoas consideradas talentos em uma organização são aquelas que normalmente apresentam alta performance, grande alinhamento cultural, alta capacidade de agregação de valor e bons conceitos em processos internos de avaliação.
Esse tipo de treinamento para empresas pode ter de média a longa duração e é focado em apoiar a aceleração de prontidão destes profissionais-chave identificados pelo negócio através do aprimoramento de habilidades de modo que consigam lidar com cenários de maior complexidade. Isso pode acontecer pelo aprendizado de uma nova competência para o desempenho de um papel profissional diferente, complementar ou sucessor ao atual.
Soluções de Sensibilização
A sensibilização em torno de um tema através de experiências de aprendizagem rápidas ou o trabalho em uma habilidade por conta de um desafio específico por meio de projetos de curta duração são estratégias de treinamento organizacional possíveis de serem adotadas para o desenvolvimento de pessoas em larga escala ou para ações imediata e pontuais.
Na LEADedu impulsionamos resultados de negócios através de projetos de aprendizagem inteligentes que atendem todos os tipos de programas de desenvolvimento e treinamento para soft skills citados nesse artigo.
Gostaria de saber mais sobre como fazemos isso na prática? Entre em contato.
…
Acompanhe-nos: